Gastroenterologista: tudo o que você precisa saber sobre esse setor médico tão importante
Uma coisa é certa, o cuidado com a saúde é indispensável. Assim, algumas especialidades médicas se destacam no tratamento e na prevenção de doenças, como a gastroenterologia, que cuida de todo o aparelho digestivo, que inclui boca, esôfago, estômago, intestinos, fígado e pâncreas.
As clínicas que apostam nesse tipo de atendimento conseguem se diferenciar, uma vez que a demanda é grande e é possível oferecer diferenciais aos pacientes.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo, no qual será possível entender o que é a gastroenterologia, quando procurar essa especialidade, sua importância e como incluí-la na sua clínica. Vamos lá? Boa leitura!
O que é a gastroenterologia?
Como já falado, a gastroenterologia é uma especialidade médica que se ocupa da prevenção, do diagnóstico e do tratamento de enfermidades que afetam o sistema digestivo.
Em sua maioria, as clínicas médicas que oferecem esse serviço se concentram em doenças inflamatórias intestinais, gastrite, cálculos na vesícula, hepatites, pancreatites e câncer no intestino.
Ademais, é uma especialidade médica que também tem a responsabilidade do tratamento de órgãos como a boca, cólon, fígado ou íleo.
Entenda a importância de contar com um especialista gastroenterologista
A função desse especialista é superimportante para auxiliar no funcionamento correto do nosso organismo.
Tudo porque o gastroenterologista tem o objetivo de tratar toda e qualquer patologia ligada ao trato gastrointestinal, ou seja, qualquer doença que possa acontecer ao longo de todo trato intestinal.
Muitas doenças só são percebidas quando os sintomas estão aparentes. Neste caso, ir em busca de um médico gastroenterologista pode ser fundamental para garantir a chance de tratamentos mais eficazes.
Pretende montar uma clínica de gastroenterologia? Conheça os desafios
A gestão de uma clínica é feita, em sua maioria, por profissionais da área de saúde, que dividem o tempo entre o atendimento e as rotinas administrativas. Com isso, diversos desafios são enfrentados pelo caminho. Como principais, destacam-se:
- gerenciamento financeiro;
- burocracias administrativas;
- controle de estoque;
- oferecimento de serviços humanizados;
- proatividade dos funcionários;
- promoção de uma recepção eficiente;
- diminuição da desistência de agendamentos;
- organização do histórico dos pacientes;
- gestão de agenda médica.
Se você deseja ter uma clínica de gastroenterologia, é preciso se atentar a alguns pontos, principalmente para a realização do exame endoscópico, que deve seguir à risca as determinações da Resolução RDC n. 6, de 10 de março de 2013.
Todos esses desafios podem ser facilmente superados se você tiver o software de gestão clínica correto. Além disso, quando é possível ter um planejamento e previsibilidade, fica mais fácil fazer com que seu empreendimento dê certo e saia do papel.
RealClinic: o software que atua com os profissionais da área de gastroenterologia
Esse software veio para simplificar a gestão da sua clínica de gastroenterologia com funcionalidades inteligentes.
Com o RealClinic, você tem uma gestão de ponta a ponta, indo do atendimento à gestão. Ideal para quem quer organizar e manter tudo sob controle, o software apresenta funcionalidades capazes de agilizar os atendimentos sem perder a qualidade; evitar faltas nas consultas e exames através da confirmação realizada por SMS, e-mail e WhatsApp; e muitas outras.
Mas não para por aí! Com ele, você passa a ter seu prontuário online com prescrição eletrônica e laudos a distância, o que facilita o dia a dia da clínica e dos pacientes, uma vez que se evitam idas sem necessidade até a clínica e agilizam a descoberta de diagnósticos e prognósticos.
Tudo isso contribui para um início de tratamento mais agilizado e uma clínica sempre profissionalizada, com o melhor do sistema para gestão médica.
Quer saber mais sobre o RealClinic? Fale com nossos consultores agora mesmo e agende uma demonstração.