Cinco dicas para melhorar a gestão de escala da sua clínica
Você já ouviu falar sobre gestão de escala? Ela pode ser uma atividade complicada, porém, quando bem realizada, traz diversos benefícios para a sua clínica. Adotar essa estratégia impede que profissionais fiquem sobrecarregados, afinal, sabemos que a área de saúde conta com uma rotina bem cansativa.
A principal dificuldade de qualquer instituição de saúde é a falta de profissionais capacitados para os cargos, o que faz com que a gestão de escala se torne essencial na hora de montar a sua equipe plantonista.
Para ajudar a organizar sua gestão de escala, preparamos este artigo com algumas dicas. Acompanhe e melhore ainda mais a rotina da sua clínica.
O que é uma gestão de escala?
São estratégias responsáveis por direcionar esforços, otimizar processos e garantir o melhor desempenho da sua equipe. Ter um controle dessa escala faz com que as clínicas não fiquem sem profissionais.
Para isso, são considerados regimes de trabalho para garantia de pronto atendimento dos pacientes, principalmente, em casos emergenciais. De acordo com o Conselho Regional de Medicina, a gestão de escala deve ser bem elaborada, e o profissional não pode trabalhar mais do que 24 horas seguidas.
Vale lembrar que o Código de Ética Médica define como infração a falta do médico que for designado na escala, assim como abandonar o plantão sem a presença de um substituto. Portanto, mantenha a sua gestão de escala bem organizada para evitar problemas como estes.
Cinco dicas para aperfeiçoar a sua gestão
Promover uma gestão de escala eficiente pode demandar tempo, porém ela deve ser sempre feita! A área de recursos humanos tem um desafio enorme para controlar o limite de horas extras e as jornadas dos médicos e demais profissionais dentro da clínica.
Confira, a seguir, algumas dicas que podem ser úteis na hora de melhorar a gestão de escala da sua clínica.
1. Planeje a escala de plantão com antecedência
Em nenhuma hipótese, deixe para organizar a sua escala em cima da hora. O correto é que ela esteja pronta muito antes, assim toda a equipe consegue se organizar, e a chance de faltar profissional é quase zero.
Elabore ainda uma tabela com informações sobre férias e licenças de todos os funcionários da sua clínica, analise todas as atividades e, se for preciso, providencie imediatamente a contratação de um novo funcionário, mesmo que de forma temporária para cobrir ausências.
2. Fique atento ao desempenho e à produtividade da sua equipe
Após planejar a escala com antecedência, analise também o desempenho e a produtividade de todos. Dessa forma, é possível identificar o andamento do trabalho e se é necessário incluir profissionais em plantões mais dinâmicos.
Busque avaliar quem tem melhor desempenho no período noturno, quantos pacientes são atendidos por plantão e outras informações. Quanto mais dados forem coletados, mais fácil será gerenciar a escala na sua clínica.
3. Tenha contatos de profissionais substitutos
A prevenção é uma ferramenta para que sua equipe não fique desfalcada. Caso algum médico necessite se ausentar ou se atrasar, tenha substitutos de sobreaviso e com fácil deslocamento para chegarem à clínica com rapidez e poderem realizar o atendimento com excelência.
4. Alinhe as necessidades da clínica com a equipe
Avalie o que a empresa precisa e como o colaborador pode ajudar. O ideal é entrar em um consenso com relação aos dias de folga e, assim, montar uma escala atrativa que atenda a todos, sem desfalcar a equipe.
5. Invista em automação dos processos
A automação possibilita que os processos sejam controlados quando existem muitas trocas de plantões. O método manual pode ocasionar erros e, consequentemente, retrabalho. Além disso, existe a obrigatoriedade de enviar informações ao eSocial. Então, se a automação dos processos estiver sendo realizada, ela facilitará o trabalho do RH e evitará que seus funcionários faltem ou folguem em dias errados.
Ademais, a gestão de escalas das clínicas precisa ser ágil e eficiente, permitindo que a área de recursos humanos aplique seus esforços em outras questões da organização.
O ponto principal para uma escala positiva é a conversa com a equipe. Afinal, a maneira que essa gestão é realizada influencia o bem-estar de cada funcionário.
Você pode, ainda, aprimorar a sua gestão com um software médico completo, garantindo que tudo fique em ordem e que a atenção seja direcionada para os seus pacientes. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!