Certificação Digital na Saúde
Certificação digital nada mais é que a tecnologia que provê mecanismos para processamento de dados e troca de mensagens e documentos, de maneira segura, entre cidadãos, governo e empresas garantindo autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas.
Faz parte da certificação digital o certificado digital, um documento eletrônico que contém um par de chaves (chave pública e privativa) e a assinatura de uma autoridade certificadora. No Brasil, a certificação digital é coordenada pelo governo federal, através do ICP-Brasil, nome usado para PKI – Public Key Infrastructure, que é responsável pelas políticas, critérios e normas para licenciamento de AC (autoridades certificadoras), AR (autoridades de registro), e demais prestadores de serviço na cadeia da certificação.
Na área da saúde, estão envolvidos com a certificação digital a SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde) e o CFM (Conselho Federal de Medicina), que juntos pretendem iniciar projeto-piloto de certificação digital para os médicos no país.
A TDSA, no firme propósito de sempre trazer para os seus clientes as mais importantes inovações relacionadas a tecnologia para saúde, já disponibiliza, em seu software para gerenciamento de clínicas, policlínicas e hospitais-dia, o RealClinic, a possibilidade de assinatura digital de documentos, como o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), no padrão ICP-Brasil.
Confira algumas das principais vantagens da certificação digital:
- Eliminação da obrigatoriedade do registro em papel (resolução 1821/2007 – CFM);
- Contribuição para a melhoria no atendimento;
- Validade jurídica;
- Redução de custos com impressões, manuseio e armazenamento de documentos;
- Segurança para o paciente;
- Segurança para o profissional da saúde;
- Registro eletrônico de forma rápida e confiável.