A TDSA apoia o Outubro Rosa
Uma luta mundial contra câncer de mama
Você deve estar se perguntando por que o nosso site está com essa aparência diferente neste mês. Na verdade, este ato representa o nosso apoio e respeito a uma campanha que é realizada mundialmente há mais de 20 anos, e desde então visa alertar e conscientizar todas as mulheres sobre a importância de se prevenir o câncer de mama através do diagnóstico precoce.
O que é e como surgiu o Outubro Rosa?
Este movimento começou a surgir em meados de 1990, em Nova York, na primeira “Corrida pela Cura”, daí pra frente, passou a ser realizada anualmente na cidade. No entanto, apenas em 1997 é que algumas entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos EUA, passaram a promover ações para estimular o diagnóstico e a prevenção do câncer de mama. Enfim, foi escolhido o mês de outubro como o núcleo das ações e atividades em prol do movimento.
Atualmente, o “Outubro Rosa”, ou “Pink Ribbon”, como também é conhecido, vem sendo realizado em vários lugares do mundo todo, e por onde passa vem inspirando muitas outras manifestações similares, como o “Novembro Azul”, na conscientização dos homens sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de algumas outras doenças.
Outubro Rosa no Brasil
Aqui no Brasil, essa campanha passou a ser incentivada em São Paulo, no ano de 2002, através da iluminação do Obelisco do Ibirapuera com a cor rosa. Alguns anos depois, muitas entidades que também se mobilizavam na causa também passaram a iluminar e enfeitar prédios e monumentos locais. Um dos monumentos mais famosos do mundo, o Cristo Redentor, também passou a ser anualmente iluminado de Rosa nestes atos.
Monumentos famosos do Brasil e do mundo incentivando o Outubro Rosa
Lei Federal: Um direito de toda mulher
Talvez muitas mulheres não saibam, mas existe uma Lei Federal 11.664/2008, que basicamente assegura a todas as mulheres a partir dos 40 anos em território nacional o direito de total assistência médica relativas à prevenção, detecção, tratamento e controle de cânceres mamários e também de colo uterino, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Este é um direito muito importante para a mulher inclusive como cidadã, sugerimos se informar a respeito.
Como combater o câncer de mama?
Além do exame específico para esta finalidade, a mamografia, existe também o “Auto exame”, um método simples, mas muito prático e eficiente de detecção, onde em 95% dos casos há a possibilidade de cura caso seja detectado a tempo. De acordo sugestão do Ministério da Saúde, recomenda-se realizar o auto exame nas mamas pelo menos uma semana após a menstruação para mulheres a partir dos 20 anos, ou sempre no início de cada mês no caso das mulheres a partir de 40 anos e/ou que já passaram o período da menopausa.
Onde fazer a Mamografia gratuitamente?
O Ministério da Saúde oferece o exame da mamografia gratuitamente para todas as mulheres acima de 40 anos de idade, podendo ser realizadas em clínicas credenciadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), necessitando, normalmente, que a paciente possua uma requisição de exame médico dentro da rede pública de saúde.
Ainda assim, a Mamografia também pode ser realizada por clínicas particulares, inclusive por intermédio de um plano de saúde (convênio médico).
Bônus: Como fazer o auto exame da mama
Pra finalizar, listamos os 7 passos fundamenteis para realizar o auto exame da mama:
- De frente para o espelho, sem roupa, com as mãos na cintura, observe as mamas e veja se são iguais.
- Com as mãos para cima observe se as mamas são iguais, se os mamilos estão na mesma altura.
- Coloque a mão direita na nuca e com a outra palpe a mama direita com movimentos circulares procurando por caroços.
- Faça uma pressão suave com os dedos nos mamilos e na aréola, observando se sai algum líquido.
- Coloque a mão debaixo do braço, na axila, indo em direção a mama e faça movimentos circulares procurando por caroços ou alguma sensação estranha.
- Deitada na cama, coloque a mão direita na nuca e com a outra faça toda a palpação da mama e da axila direita.
- Repita todo o processo na mama esquerda.
Fonte (Auto exame): Tua Saúde