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A internet transformou todos os empreendedores em vendedores, independente do tipo de produto ou serviço. E não tem como fugir disso: você sempre está vendendo algo, quer esteja preparado para isso ou não. Ou seja, sua clínica só está à frente das demais se estiver bem posicionada na web.

O marketing sempre foi a alma de todo o bom negócio, mas em tempos de Facebook, Youtube, Instagram, LinkedIn e afins, até o marketing se repaginou. Pare para pensar: como os pacientes escolhem uma clínica para realizar algum serviço médico? Você há de convir que não será no sofá, esperando pelo anúncio ideal no intervalo do programa de televisão favorito. O paciente irá recorrer a indicações de amigos e familiares, e fará uma minuciosa pesquisa na internet para saber como outras pessoas avaliaram a clínica.

Mas estar na internet, ou ter um site bonito, não é o suficiente. Sua clínica precisa manter um bom relacionamento com os pacientes, desde a recepção à entrega do exame. Aí entram em ação as estratégias de marketing digital. Mas calma, se sua clínica ainda está iniciando o processo, ela está no caminho certo. Uma pesquisa recente revela que 80% das empresas brasileiras pesquisadas, líderes em dez setores, estão ainda no início.

O cenário atual

A primeira e mais abrangente pesquisa sobre marketing digital no mercado brasileiro foi divulgada no início deste ano pela consultoria McKinsey, e realizada com apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). Acesse aqui todas as informações do estudo.

Onde sua clínica precisa estar 

Para continuar enxergando esse cenário de maneira otimista, sua clínica precisa investir continuamente em estratégias para se destacar na multidão, com a devida cautela de atender à legislação específica. E é por essa razão que ter um site lindo não é o suficiente.

Às portas da inteligência artificial, não dá para esperar que os pacientes acessem o site de sua clínica para obter as informações que precisam. O Inbound Marketing, por exemplo, inverte esse processo: é necessário criar e compartilhar conteúdo de qualidade para que os pacientes cheguem até sua clínica. Para isso, é preciso alinhar o conteúdo com os interesses de seu público. A teoria é bem mais simples que a prática, mas as ferramentas existem, e são mais acessíveis do que você imagina.

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Autora: Renata Martins Florêncio – Jornalista