fbpx

Quando os laudos médicos seguem um padrão, é possível otimizar todo o atendimento na sua clínica. Isso porque eles são documentos muito importantes dentro da medicina para que os diagnósticos sejam sempre precisos e assertivos.

No entanto, cada clínica define como será a entrega do documento, de acordo com o prazo estabelecido e com os médicos disponíveis para laudar os exames. Clínicas médicas que realizam exames diariamente têm a emissão de laudos como a sua maior atividade.

Um modelo que facilite o dia a dia faz toda a diferença, além de ser fundamental para assuntos relacionados à saúde. Continue a leitura e conheça os mais variados tipos de laudos e a vantagem de seguirem uma padronização.

Saiba o que é um laudo médico

Trata-se de um documento assinado por um médico especialista, responsável por descrever tudo o que foi encontrado em um exame, sempre observando as características, anomalias e possíveis alterações. As clínicas médicas têm a emissão desses laudos como a sua principal atividade diária.

Eles são documentos formais, onde estão incluídas as possíveis doenças investigadas e o parecer final do médico. De forma simples, um laudo médico é muito mais do que um papel, é um instrumento fundamental para que um diagnóstico preciso seja feito.

Conheça os tipos de laudos médicos

Laudos médicos são documentos importantes para médicos e pacientes. É um relatório capaz de diagnosticar e de ser utilizado em situações judiciais e também para concessões de benefícios previdenciários do paciente.

Alguns tipos de laudos médicos são bem comuns. Conheça-os!

Laudo médico pericial judicial

Emitido quando o juiz de direito designa que o médico de uma determinada especialidade faça uma consulta com pacientes em investigações decorrentes de problemas que o levaram até uma medida judicial. Muito usado para afirmar doenças ou ferimentos graves ocorridos de formas criminais.

Laudo médico ocupacional

Documento que apresenta as condições de saúde do funcionário, logo após a realização de um exame médico. É muito usado para prevenir e acompanhar doenças do trabalho. Isso porque o laudo apresenta exames feitos em ocasiões de admissão ou demissão de funcionários e ainda de forma periódica, como uma maneira de promover a saúde dentro da empresa.

Laudo médico com CID

Quando um laudo apresenta a CID, ele é acompanhado por um número, referente à classificação de uma doença ou problema diagnosticado. CID é a sigla para Classificação Internacional de Doenças, e Problemas Relacionados à Saúde, desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse número é muito utilizado para não expor ou constranger o paciente.

Laudo médico para PcD

Como o nome sugere, é um documento para comprovar de maneira formal a deficiência de uma pessoa. Para ter esse laudo, é fundamental ter acesso aos direitos reservados para pessoas com deficiência. Além do número da CID, o médico precisa colocar de forma detalhada quais as limitações que esse paciente apresenta.

Como elaborar um laudo médico?

O laudo médico é usado para formalizar e compartilhar os resultados de exames. Na hora de elaborar esse documento, ele precisa ser completo. Dessa forma, alguns pontos são fundamentais e devem estar presentes no laudo:

  • nome do paciente;
  • local de realização do exame;
  • dados do médico solicitante;
  • data do exame;
  • diagnóstico do paciente junto ao número da CID;
  • resultado de exames complementares;
  • evolução clínica;
  • medicações e tratamentos utilizados;
  • o que pode causar na saúde do paciente;
  • tempo estimado de recuperação e descanso.

É importante lembrar que os tipos de laudos também interferem nas informações a serem utilizadas. O exemplo mostrado anteriormente serve para um laudo médico clínico. Afinal, para um laudo ocupacional, algumas informações são descartadas.

Vantagens de padronizar os laudos médicos

Apostar na padronização dos laudos médicos é uma forma da sua clínica otimizar o tempo do profissional de saúde, pois é por meio dele que os diagnósticos são feitos e as patologias acompanhadas. A maior vantagem fica por conta das intervenções estratégicas capazes de qualificar a assistência ao paciente. Outros benefícios podem ser notados:

  • documentos personalizados e legíveis;
  • agilidade na hora de entregar diagnósticos;
  • qualidade nos resultados;
  • redução de custos;
  • armazenamentos seguros;
  • fácil acesso para os especialistas;
  • diferenciais competitivos.

Apostar nesses laudos faz com que a clínica consiga proporcionar sempre mais profissionalismo, agilizando todo o procedimento médico. São modelos desenvolvidos para que nenhuma informação fique omitida. Com laudos assertivos, os diagnósticos se tornam mais precisos para os médicos.

Quando existe eficiência e qualidade, a sua clínica consegue se destacar em meio a um mercado tão competitivo. Leve sempre em consideração aquele modelo de laudo capaz de fazer a diferença nas suas otimizações de processos e atendimentos humanizados.

Por fim, o Conselho Federal de Medicina (CFM) exige que os laudos sejam elaborados e assinados apenas por um médico especializado na área do exame. Aposte em um software web completo para otimizar seus processos e dedicar mais tempo aos seus pacientes.

ATENDIMENTO
4000-1691
WHATSAPP
(48) 99641-5711
E-MAIL
[email protected]
CENTRAL DE VENDAS