fbpx

Realizar exames anuais é a forma mais concreta e objetiva de diagnosticar possíveis doenças. O check-up médico realiza variados exames a fim de analisar a saúde geral do paciente.

Esses exames devem ser realizados pelo menos uma vez por ano, garantindo que doenças ou condições clínicas sejam diagnosticadas precocemente. É importante que as clínicas disponham desse check-up e de todas as tecnologias necessárias para realizar os procedimentos.

Check-up médico, o que é?

O termo check-up refere-se a checar e conferir, ou seja, é uma forma de realizar uma avaliação médica, com exames próprios, seguindo fatores como idade, sexo, históricos pessoais e familiares.

Portanto, um check-up médico inclui uma série de exames de imagem, clínicos e laboratoriais, auxiliando em diagnósticos precoces. Alguns pacientes necessitam que esse processo de análises seja realizado com mais frequência e, portanto, as clínicas devem estar preparadas para fornecer aos pacientes um serviço completo.

Principais exames de um check-up médico

O check-up médico pode ser definido como uma bateria de exames especializados a fim de proporcionar um diagnóstico detalhado sobre a saúde do paciente. Eles são solicitados para verificar órgãos como coração, fígado e rins, ou até alterações sanguíneas. A seleção dos exames varia de pessoa para pessoa, indo de acordo com as suas necessidades e preocupações com a saúde do paciente. Conheça os principais exames realizados durante um check-up.

Hemograma completo

Analisa todas as informações e quantidade de hemácias, leucócitos e coagulação do sangue. Serve ainda para confirmar diagnósticos, monitorar tratamentos ou verificar se a saúde está em dia. Para realizar o hemograma completo não existem contraindicações, apenas atenção com o tempo de jejum antes de realizar a coleta do sangue. 

Teste ergométrico

Permite identificar problemas cardíacos. Baseia-se em como o coração do paciente reage diante do esforço físico. Quando aliado a outros exames, atua para uma melhor avaliação cardiovascular. Esse tipo de exame é realizado em esteiras rolantes ou cicloergômetro, com eletrodos ligados diretamente ao paciente. Todo teste ergométrico deve ser realizado na presença de um médico e com equipamentos de qualidade.

Eletrocardiograma

Conhecido como eletrocardiografia, avalia a atividade elétrica do coração com o auxílio de eletrodos colocados na pele. Assim, fica mais fácil detectar o ritmo do coração e a quantidade de batimentos por minuto. Esse exame contribui para identificar arritmia, aumento de cavidades cardíacas, infarto do miocárdio, problemas nas válvulas do coração, doenças genéticas e muito mais.

Exames oftalmológicos

São necessários para conseguir entender a saúde dos olhos ao prevenir e ir em busca de diagnóstico precoce, evitando doenças e até graves complicações ligadas à perda da visão temporária ou cegueira. Os exames oftalmológicos podem ser realizados por profissionais treinados e ainda emitir laudos remotamente, com a ajuda da telemedicina.

Aferição de pressão arterial

Uma técnica que permite verificar e detectar alterações e a hipertensão, identificando o estado do paciente naquele determinado momento utilizando um aparelho específico para esse tipo de cuidado. Esse teste de pressão utiliza um estetoscópio junto a um esfigmomanômetro, em ambientes calmos e silenciosos.

Mamografia

Indicado para mulheres a partir dos 40 anos, consegue detectar câncer de mama e pequenas calcificações. Deve ser feito anualmente e muitas vezes é realizado juntamente com um ultrassom para completar o exame e ter um diagnóstico completo.

Importância de oferecer um check-up completo na sua clínica

Oferecer serviços de check-up na sua clínica é uma forma de deixar todos os seus pacientes satisfeitos, sem que eles tenham que buscar outros locais. Esses exames de rotina auxiliam na prevenção e na identificação de possíveis doenças, ou seja, quanto antes o tratamento começar, melhor será o resultado.

As clínicas precisam ter no seu quadro profissional variados especialistas para que o check-up seja completo. Sendo assim, tenha na sua unidade enfermeiros, técnicos e especialistas qualificados para realizar os exames.

Investir em softwares de saúde também é uma excelente alternativa para manter tudo organizado. O RealClinic foi desenvolvido de forma completa para atuar na sua clínica da melhor forma possível, otimizando seu tempo e fazendo com que os pacientes recebam máxima dedicação.

Como vimos, existem muitos motivos para apostar no check-up. É com ele que o paciente poderá saber, de forma conclusiva, o que está acontecendo com o seu corpo.

 

Agora que você conheceu todas as vantagens, que tal entrar em contato conosco? Temos as melhores soluções em softwares de saúde para a sua clínica!

ATENDIMENTO
4000-1691
WHATSAPP
(48) 99641-5711
E-MAIL
[email protected]
CENTRAL DE VENDAS