Aprenda a controlar os custos da sua clínica e veja como isso pode aumentar seu faturamento.

 

Você sabe quais são os custos da sua clínica hoje?  Pois saiba que é impossível saber o real lucro do seu negócio sem conhecer seus custos. Mas além dessa visão do real resultado financeiro o controle de seus custos também possibilita, a você gestor, aumentar o lucro gerado por sua clínica.

Seja qual for sua realidade hoje, necessidade de um maior controle nos rumos do negócio ou até precisando sair do aperto e equilibrar as contas, controlar seus custos é uma parte fundamental para toda estratégia de sucesso. Vai além de cortar despesas, é otimizar suas finanças através da analise de informações registradas, o que é um aspecto básico de uma boa gestão financeira e um componente primário de todo planejamento estratégico de um negócio. Indo ao que interessa, vamos às dicas que preparamos para que você inicie um controle efetivo de seus custos.

 

Primeiro, os custos são basicamente divididos em dois tipos.

Os custos fixos: Que são aqueles independentes de sua produtividade, valores necessários para o funcionamento da clínica, como folha de pagamento, aluguel, mensalidade de sistemas, etc.

E os custos variáveis: Aqueles ligados a sua produtividade, valores que são gastos quando você realiza seu serviço, como o acerto por produtividade feito com o médico por exemplo.

A partir desse conhecimento vamos às dicas:

 

Tenha um controle das finanças: Entradas e Saídas É de extrema importância ter claramente os números de seu fluxo de caixa, manter essas informações com fácil acesso é fundamental para que seja eficiente o acompanhamento aplicado nessa área, pois conhecer sua receita recorrente é fundamental para que se inicie a análise de custos.

Faça uma análise de custos Basicamente uma análise de custos é avaliar o que é necessário e o que é dispensável, a análise deve mostrar o todo apontando os detalhes que cada aspecto financeiro tem para conclusão da entrega do serviço, assim evitando cortes equivocados e prevenindo gastos supérfluos.

Engaje sua equipe Isso deve ser passado para sua operação, engajar a equipe nas ideias estratégicas é a melhor forma de obter resultados rápidos. Para isso, faça reuniões e ouça a opinião de seus colaboradores quanto ao o que eles veem como indispensável para a operação e o que é dispensável. Expondo os fatos para que eles se sintam parte efetiva do negócio seus colaboradores tendem a trabalhar com mais empenho por sentirem-se parte ativa no negócio.

Registre as informações Tenha relatórios periódicos, crie um histórico financeiro para comparar os números e assim identificar como seus custos reagem em relação aos seus ganhos. Detalhe seus processos financeiros organize as informações para que o conhecimento seja facilmente visualizado e assim você poderá encaminhar sua empresa em um crescimento sustentável.

Acompanhe constantemente E é claro o acompanhamento é o que definirá o sucesso de suas ações, pois sem uma avaliação prévia e constante não será possível identificar a eficiência que essa estratégia teve para sua clínica.

 

CONTAS A PAGAR E RECEBER: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Saber como gerenciar seus custos é uma forma de potencializar seu crescimento o que pode ser um grande diferencial para o seu negócio…

Espero que tenha ficado claro que controlar os gastos é muito maior que apenas cortes quando as coisas apertam, pratique e se aplique para que seu crescimento seja sustentável.

Essas práticas de acompanhamento para controle de custos gerarão muita informação, tornando possível conhecer previamente seus resultados financeiros baseando-se no que já foi conquistado anteriormente e assim prevenir sua gestão de surpresas possibilitando ações antecipadas e tomadas de decisões seguras quanto à margem de recurso disponível para um investimento. Além de mostrar quais gastos serão necessários para que seja alcançada a produtividade esperada.