8-beneficios-do-prontuario-eletronico-para-sua-clinica

 

A saúde sempre foi uma área muito abordada pela tecnologia e em um mundo cada vez mais digital ela também não ficou para trás e foi buscar inovações, um dos resultados disso foi que hoje toda clínica pode contar com a praticidade e os benefícios de um software ERP, um aplicativo ou, o nosso tema neste artigo, Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

O registro digital do histórico clínico do paciente ou prontuário eletrônico foi implantado em 2002 no Brasil após a definição de suas características gerais pelo CFM na resolução n°1639, ele é uma evolução natural na área da saúde e uma saída inteligente encontrada para o armazenamento de informações tão importantes.

Tanto a praticidade de acesso como a segurança no preenchimento correto de informações sobre o atendimento clínico são vantagens que quem tem um prontuário sabe que fazem a diferença, assim como as características listadas abaixo que só um prontuário eletrônico oferece. Confira:

 

1. Praticidade de Acesso

Com todas informações gravadas digitalmente, o prontuário eletrônico proporciona uma mobilidade do tamanho da sua internet basicamente, você pode acessá-lo de qualquer local do mundo, pode fazer interações de forma dinâmica e atender seus pacientes em clínicas diferentes sem perder o histórico clínico ou ter que carregar um arquivo nas costas, por exemplo.

 

2. Segurança de armazenamento

Comparado ao prontuário de papel o PEP possibilita determinar acesso e níveis de acesso por usuário, garante a privacidade das informações do paciente. Além de backup que os softwares com prontuário eletrônico disponibilizam.

 

3. Usabilidade

Com a personalização de campos o prontuário eletrônico se torna muito mais usual ao profissional que não necessita escrever as mesmas respostas ou preencher manualmente todos os campos o que gera muitas vezes a ilegibilidade do documento na tentativa de um preenchimento rápido por parte do profissional.

 

4. Melhoria da experiência do médico e paciente

Otimiza o preenchimento das informações, o PEP dinamiza o atendimento tanto para a experiência do paciente como auxilia o médico no diagnóstico clínico, diminui o erro de transcrição e preenchimento de informações necessárias.

 

5. Anexar informações extras

Exames complementares, imagens e documentos extras podem ser facilmente anexados e analisados pelo médico a qualquer momento, com facilidade no acesso e inserção.

 

6. Integração das informações

Caso haja a necessidade de troca de informação entre os médicos no atendimento ou tratamento de algum paciente, no prontuário eletrônico é feita a habilitação de acesso para o usuário que quer ver e pronto. Sem troca de papelada com risco de ter um documento extraviado.

 

Conheça o RealClinic

Software completo para otimização operacional e maior eficiência na gestão da clínica…

7. Personalização de campos

Com o prontuário eletrônico é possível ter campos configurados por profissionais e especialidades tornando mais especializado o e objetivo o atendimento do médico para o paciente.

 

8. Assinatura Digital

E todos documentos são autenticados com sua assinatura digital para comprovação da veracidade das informações contidas.

 

Benefícios extras

Vale também lembrar que o prontuário eletrônico tem integração com outras ferramentas que facilitam o dia a dia de toda operação, então além de gerar um maior engajamento do paciente e do médico no atendimento o PEP ainda faz a gestão de informações estratégicas para o seu negócio.